sábado, 17 de maio de 2014

75% do planeta e 100% de importância

      A água é uma substancia essencial para a sobrevivência de qualquer ser no planeta terra, é utilizada para diversos processos biológicos e industriais, como: irrigação e o corpo humano.
     O Brasil tem 12% das reservas mundias de água doce do planeta, todos deveriam ter acesso à ela, mas não é isso que os estudos dizem, atualmente mais de 40 milhões de pessoas não tem acesso a água potável no brasil, e com essa pesquisa percebemos que a nossa água não é bem distribuída, e quem te acesso a ela não sabe usar racionalmente, como exemplo disso temos o caso do Reservatório da Cantareira, que abastece a cidade de São Paulo, onde está sendo usado o volume morto devido também  a chuva escassa  naquela região.
      A água passa por varias etapas até chagar ao consumidos, essas etapas são: a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração, a desinfecção, a fluoretação e a correção do PH, ai finalmente a água pode ser ingerida.
     Em Santa Catarina, apesar de termos indicadores sociais bons e a nossa economia ser forte, ainda temos um longo caminho quando se trata de saneamento básico, onde somos o ultimo estado do sul e o 16 do brasil com pior saneamento, o que não condiz com o nosso terceiro lugar em qualidade de vida.

      Será que vai faltar água na copa?


De acordo com o site em.com, vai faltar água sim, mas isso não será um problema para os locais que receberão os jogos, e sim para as periferias e bairros carentes.

3 comentários:

  1. Acho que você abriu uma questão muito importante, porque nós pensamos que só vai faltar água no futuro mas não estamos percebendo que poderá ocorrer essa falta agora!

    ResponderExcluir
  2. O esgotamento de água é algo alarmante, muitos a desperdiçam sem nem ligar para isso e não querem nem saber se no futuro faltará água, o que, na verdade, não é tão futuro assim, já pode-se ver reportagens sobre a falta de água em certas épocas do ano em diversos lugares do brasil, quando chegar a copa a situação será ainda mais preocupante.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom citar a Copa, afinal, temos que pensar não só nos pontos positivos, mas também nos negativos.

    ResponderExcluir